O KIAI
KI = ESPÍRITO
= UNIÃO DOS ESPÍRITOS
AI = UNIÃO
O estudo do Judô e de ouras artes marciais nos possibilitam tirar conclusões e ensinamentos que nos levam a reconhecer de forma categórica a alta importância do KIAI, reconhecida e confirmada também pelos mestres.
Permitimo-nos definir o KIAI como uma concentração de forças físicas, Morais, Intelectuais de cada um, usadas para atingir uma meta ou ideal.
Há, porém a utilização desse mesmo potencial de forças pessoais de forma instantâneas, fulminantes e precisa, explodindo de dentro para fora, concentrada num grito ou som característico do KIAI, ai sim, entra a respiração com sua fundamental importância.
O grito que se ouve e assusta os leigos é realmente parte integrante e fundamental do KIAI, esse mesmo KIAI instantâneo que paralisa e desnorteia o adversário, pois é esse grito, que ao chegar no centro nervoso, age como inibidor e ou estimulador.
Em nossas aulas de Judô, frequentemente ouvimos dizer que aquele que ataca constantemente ou defende com muita garra está cheio de KIAI. Nada mais errado, pois o KIAI, não é isso, não é agressividade, não é golpe dado a torto e a direita, não é atingir uma meta ou objetivo, pisando, arrastando a ferro e a fogo, mas sim uma pessoa calma, consciente de suas forças e num instante decidida, certa, firme de suas ações.
A aplicação do KIAI de ter convicção, força, concentração e sim para que isso realmente aconteça é necessário muito conhecimento, estudo e treinamento para dominar as técnicas que compõem o KIAI, não é qualquer grito emitido por um leigo que surgi.
Autor desconhecido